You have to be odd to be number 1...

Dr. Seuss

A idéia: 

- Leo: temos um pé de manjericão enorme na frente da fábrica, precisamos dar um fim nisso...

- Carol: Que tal fazer uma cerveja com ele?

É muito legal quando transformamos algo que fazemos por prazer e diversão em produto. Assim é com a Basilicow. Uma cerveja que já vinha sendo feita nas nossas panelas homebrewews a cerca de 3 anos pela nossa querida Carol Bender e que mal saiu como produto da cervejaria e já tem histórias muito legais pra contar...

Nos encontros homebrews, o pessoal comentava como era diferente "aquela com manjericão da Carol". Interessante era ver a reação das pessoas ao levar o copo à boca. Desde os reservados "hmm, que interessante...", os curiosos "mas como é que vocês botam manjericão na cerveja?" até os exaltados "uau, mas que loucura isso!", víamos que "aquela de manjericão" estava marcando seu território...

Aí vinha a pergunta de resposta difícil: "tá e quando é que vai para a produção na cervejaria?". Quando se tem uma cervejaria pequena e um portfólio variado, é sempre difícil de encaixar cervejas novas. Mas o desafio estava lançado: tínhamos que dar um jeito de encaixar a Basilicow na produção da Seasons, pois era boa demais pra ficar só nas panelinhas.

Como sempre fazemos com as novidades do ano, programamos o pré-lançamento da Basilicow para o Festival da Cerveja de Blumenau de 2015 e inscrevemos a cerveja para o famigerado Concurso Brasileiro de Cervejas. Aí a grata surpresa: não só tivemos um dos melhores aproveitamentos do festival com 10 medalhas de 12 cervejas inscrita e o prêmio de 2a. Melhor Cervejaria do concurso como também, pra fechar com chave de ouro, ganhamos o premio de Melhor Cerveja do ano com a Basilicow.

Uma coroação mais do que especial para nós. Além de ser uma refrescante e aromática witbier, o perfil intenso do manjericão confere à cerveja algo intangível: inovação. Na Basilicow fazemos valer, sem medo, a nossa missão. Fazer cervejas com criatividade.

"Na Basilicow, você não precisa procurar o manjericão: ele vai te encontrar primeiro!"

Specs

  • Estilo: Witbier
  • Notas de degustação: coloração palha, turva devido à presenca de malte de trigo e com adição de folhas de manjericão in natura.

Ingredientes

  • Maltes e grãos: Pilsen, maltes Weyermann Trigo e Acidificado
  • Lupulos: Magnum, Styrian Goldings
  • Água: filtrada e devidamente ajustada com sais a base de cálcio
  • Fermento: Bio4 Belgian Witbier
  • Especiais: Aveia em flocos, (muito) manjericão.

Harmonizações

Frutos do mar tais como camarão e/ou mexilhões, salmão, bacon, queijos leves e a boa e velha pizza marguerita, obviamente!

Premiações

  • Medalha de ouro na categoria herb/spice no 3º Concurso Brasileiro de Cerveja 2015 - categoria Herb and Spice Beer
  • Cerveja do Ano no 3º Concurso Brasileiro de Cerveja 2015 - Blumenau/SC