Não diga alô, diga o nome da cervejaria!

-Alô... Eu gostaria de fazer u orçamento de (INSIRA A SUA MATERIA- PRIMA/EQUIPAMENTO/INSUMO FAVORITO AQUI)
- Sim... Qual o nome da empresa?
- Cervejaria Seasons
- O que?
- Seasons.
- Pode soletrar, por favor?
- S de sapo, E, A, S de sapo de novo, O, N de nariz, S de sapo
- Celsons?
- Hmm, não.. Vamos de novo... S de Sapo...
- Jeisons?
- hein?
- Belsons?
- Nossa, sério?
- O que, senhor?
- nada não (pausa para rir alguns litros...)
- (respira fundo)... quer que eu soletre de novo?
- Não precisa, peguei certinho aqui! Estaremos lhe encaminhando o orçamento em breve...
- Obrigado!

Alguns dias depois, chega o orçamento: Cervejaria Celsons. Ou Senssons. Ainda tem Fensons, Feasans, Jeisons... a lista é enorme.

No início a gente até tentava corrigir, mas depois a gente pensou melhor e resolvemos lançar cervejas com esses nomes lindos que premiam a criatividade dos nossos fornecedores. Afinal de contas, nada melhor para ilustrar a complexidade por trás da nossa grafia e aplicar os conceitos da Lei de Zoeira ao mesmo tempo.

A Celsons é a primeira de uma série de cervejas do estilo Saison. Estilo de origem franco-belga, uma saison é intensamente frutada, condimentada, onde a estrela da cerveja é o fermento. Uma cerveja complexa que exige bastante cuidado do cervejeiro em controlar a ação da levedura para que a mesma nos traga toda a explosão de aromas marcantes com um gostinho de Bélgica que só uma saison consegue trazer.

E foi isso mesmo que fizemos na Celsons: se o fermento é o cara, então vamos deixar ele aparecer, fazendo uma straight saison, ou seja, uma saison sem adições de frutas ou condimentos adicionais, onde todas as características sensoriais frutadas, cítricas e condimentadas vem do fermento utilizado. E de uma pitadinha de lúpulos eslovenos e americanos, porque ninguém é de ferro...

Celsons: É pra confundir mesmo, a gente se diverte com isso.

Specs

  • Estilo: Saison
  • Notas de degustação: Cerveja de cor clara, com carbonatação intensa, seca e refrescante no paladar, com aromas cítricos lembrando laranja e frutados lembrando frutas vermelhas e uma combinação de aromas condimentados e fenólicos lembrando pimenta-preta e cravo.

Ingredientes

  • Maltes e grãos: Pilsen, Vienna, Munich
  • Lúpulos: Styrian Goldings, Citra e Amarillo
  • Água: triplamente filtrada e devidamente ajustada com ácidos e sais minerais
  • Fermentos: Bio4 Saison

Harmonizações

Frango assado, pad thai, frutos do mar, paella, queijos chevre, Reblochon, Vacherin Mont d'Or ou um outro queijo de massa mole (e aroma intenso, daqueles bem fedidos!) à sua escolha