Say hello to my little friend

Em 2011 veio o primeiro o contato:

"Finally a real american IPA"

Desde então, a amizade foi estreitando, bem como os interesses mútuos por cerveja, que ficaram cada vez mais próximos. Foi em 2014 que veio a idéia de fazer uma cerveja juntos. Nasce a Moosaic.

Vinda das panelas de nada menos do que Gordon Strong, cervejeiro e jurado mais graduado do Beer Judge Certification Program (BJCP), a Moosaic é uma cerveja que quebra paradigmas: uma double IPA com muito drinkability.

A base de malte da cerveja é neutra o suficiente para deixar os sabores e aromas frutados dos demais ingredientes tomarem a frente. O lúpulo Mosaic, que dá origem ao nome da cerveja, fornece um amargor intenso porém elegante, com notas frutadas e florais lembrando maracujá, laranja e especiarias. O fermento, de perfil frutado, realça o caráter do lúpulo.

O destaque vai para o uso de 2 variedades de mel com perfil cítrico, harmonizando com os demais ingredientes e dando à cerveja uma nova dimensão de sabor. Cítrica e apimentada, a cerveja tem um retrogosto agradável e final seco.

Tirando as tecnicalidades, a Moosaic é, basicamente, tudo que você queria: uma double IPA com muito drinkability.

Mossaic: obrigado Gordon e obrigado abelhas, pois sem vocês a Moosaic não existiria!

Specs

  • Estilo: Cerveja estilo double IPA, clara, de cor amarelo-acobreada, espuma clara e cremosa, levemente hazy devido à carga de lúpulo, apesar de não levar dry-hopping; aromas cítricos e apimentados, lembrando maracujá, laranja e mel, este último proveniente do uso de 2 variedades diferentes de mel. De corpo leve, é uma cerveja seca, mas com alto drinkability, apesar do amargor.

Ingredientes

  • Maltes e grãos: Pilsen e Munich
  • Lúpulos: 100% Mosaic (no dry hopping!)
  • Água: filtrada e devidamente ajustada com sais a base de cálcio
  • Fermento: Amerian Ale II
  • Especiais: Açucar e Mel

Harmonizações

Carnes vermelhas, pratos salgados. Pro lado das sobremesas, trufas e sobremesas com gengibre são ótimas pedidas. Se for aventureiro, IPAs tendem a realçar a pimenta em pratos condimentados, tais como pratos com curry da culinária indiana e/ou tailandesa, ou seja, é pra pegar fogo mesmo. Queijos: gorgonzola, queijo azul, parmesão (grana), pecorino.