Cerveja sem maionese

A arte de defumar é algo tão tradicional no universo cervejeiro que se tornou um capítulo à parte da nossa história. Fruto da parceria inédita entre a Lei de Pureza e a Lei de Zoeira, criamos uma cerveja defumada em parceria com nossos queridos amigos da Weyermann Specialty Malts, a maltaria mais tradicional do mundo.

Pioneiros na disseminação dos chamados maltes especiais, a Weyermann, natural da cidade de Bamberg, é especialista no assunto de defumados. Para terem uma idéia, defumação é um assunto tão importante para esses caras que a cerveja local da cidade de Bamberg não passa nem perto da tradicional Pilsen, sendo, na verdade, a intensa e marcante Rauchbier.

O caráter defumado das Rauchbiers é conferido às mesmas através do uso de maltes que passaram por um processo de defumação. O perfil sensorial, bastante exótico, traz aromas fenólicos lembrando madeira, fumaça, bacon e... Opa, bacon?

Tipo um x-bacon?

"vocês não chamariam uma cerveja de x-bacon né?"

Hmm... a gente adora xis...

Como o Rio Grande do Sul é a terra do xis, nosso tradicional e delicioso lanche-prensado- tamanho- família-com- ovo-maionese- e-tudo- de-bom, na condição de sommeliers de zoeira que somos, não poderíamos deixar de fazer referência a essa deliciosa refeição. Logo, apresentamos a X- BACON Rauchbock!

Como curtimos extremos, partimos para a agressividade na receita: usamos 90% de malte defumado, um fermento neutro e uma maturação de 4 meses. O perfil intenso do defumado é contrabalanceado pelo malte caramelado intenso e realçado pelo toque de amargor do lúpulo nobre utilizado. Por fim, o tempo de maturação mantém sob controle a pungência do defumado. Ou seja, uma rauchbock perigosamente fácil de se beber.

Mas o aspecto mais legal dessa cerveja está na colaboração. Colaborar para nós é mais do que apenas fazer uma cerveja, é cultivar uma amizade, uma parceria. Nos enche de orgulho colaborar com nossos parceiros de matérias-primas e criar uma obra única que é uma forma de expressão de todas as partes. Na X-bacon há a criatividade, a tecnologia, a tradição e a irreverência. Há o intercâmbio de idéias e o resgate histórico, pois em algum momento da história, todas as cervejas produzidas no mundo eram, até certo ponto, defumadas; mas sobretudo, há um orgulho em fazer parte desse todo e criar algo que expresse essa alegria. Criar a X-bacon foi, no mínimo, uma celebração. Obrigado Agrária e Weyermann!

X-Bacon: cerveja sem maionese.

Specs

  • Estilo: German Rauchbock
  • Notas de degustação: coloração âmbar-avermelhado escura, translúcida e com boa retenção de espuma. Aroma e sabor fenólicos lembrando fumaça, bacon e caramelo.

Ingredientes

  • Maltes e grãos: malte defumado, Weyermann Special W® e Weyermann Carahell®
  • Lúpulos: Nugget
  • Água: triplamente filtrada e devidamente ajustada com ácidos e sais minerais
  • Fermentos: German Lager

Harmonizações

Bacon. Churrasco, bacon, xis-salada, x-calabresa, bacon, ovos mexidos, american breakfast, bacon, queijo provolone e cheddar e... Já mencionamos bacon?

Premiações

  • Medalha de ouro no Concurso Brasileiro de Cerveja 2017 - categoria Rauchbock
  • Medalha de prata no Concurso Brasileiro de Cerveja 2016 - categoria Rauchbock